"O rio só alcança seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos"Lao Tsé

"O rio só alcança seus objetivos porque aprendeu a contornar os obstáculos"Lao Tsé

domingo, 30 de maio de 2010

Escolas de Volta Redonda recebem Mesa Educacional

ESCOLAS DE VOLTA REDONDA RECEBEM MESA EDUCACIONAL POSITIVO

As escolas do município de Volta Redonda receberam em suas unidades mais uma ferramenta para o desenvolvimento de seus alunos. A Mesa Educacional Positivo combina softwares educacionais e elementos de hardware (módulo eletrônico e blocos) em um ambiente colaborativo. Permite o desenvolvimento de habilidades cognitivas na área de alfabetização e letramento e o aprimoramento da linguagem oral e escrita. Os professores selecionados para as reuniões na Secretaria de Educação do município receberam capacitações para utilização da mesa em suas escolas bem como a transmissão destes conhecimentos para os demais profissionais que utilizarão esta ferramenta. A professora Janete do 3° ano afirma que a mesa pode ser usada por todos os anos de escolaridade da 1ª fase do ensino fundamental sendo um atrativo a mais para a aprendizagem. A mesa conta com aproximadamente 1.800 palavras previamente cadastradas ,1.146 imagens e animações além de textos como charadas ,provérbios ,trava-línguas,parlendas e fábulas. Por meio do Configurador é possível inserir novos textos e imagens e até personalizar as atividades de acordo com o desenvolvimento de cada grupo de alunos. A mesa conta com os seguintes jogos :A casa de doces,A sala de Aula,O aquário ,O karaokê,O jardim da casa,O show de televisão e o castelo,cada um abrindo uma janela para atividades diferentes. Na área matemática a mesa conta com jogos de grandezas e medidas,cores e formas ,números e jogos lógicos etc.”É bem manero”,afirma Arthur do 2° ano “não dá vontade de parar de jogar”. Com todas as ferramentas disponíveis a Secretaria de Educação bem como seu corpo docente espera atender as necessidades das crianças que necessitam de um apoio maior para seu aprendizado.
Esperamos que iniciativas como estas sejam sempre colocadas a disposição de nossas escolas. E as crianças ,agradecem....

8 comentários:

  1. Oi tia Mary, adorei essa noticia, e acredito que essa ferramenta, conforme está descrita, será um recurso muito importante para auxiliar o aprendizado das crianças. Gostaria de saber se é um software novo ou se é um hardware diferente como notebook, entende? Se tiver fotos, por favor, poste.
    Ps. seu blog tá muito lindo tia, parabéns! bjim...

    ResponderExcluir
  2. Oi tia Mary!!!!
    achei muito interessante sua notícia, acredito que isso será muito importante no aprendizado dos alunos. É muito bom ver que nosso Município tem se importado com a melhoria na educação, dando esporte técnico e profissional para isso. Deve ser muito gostoso ver as crianças participando, elas devem ficar impressionadas não é? Mande fotos delas no laboratório, será muito legal!!!
    OBS: Veja o meu blog também, ficou bem legal.
    www.educacaonoar.blogspot.com

    Bjus Fe Valentim

    ResponderExcluir
  3. Oi Mary, até eu que não sou criança fiquei com vontade de conhecer essa mesa, imagina as crianças?
    Eu tive um pouco de dificuldade de ler sua matéria, se for possível dá prá aumentar um pouquinho a letra?

    ResponderExcluir
  4. Adorei sua informação. Acredito que tudo que vem sendo investido em educação sempre vem com a intenção de melhorar a aprendizagem cada vez mais. Temos que buscar as mais variadas técnicas que possam nos ajudar. Valeu!!!! Bjs

    ResponderExcluir
  5. Que legal, também não conhecia a mesa educacional.
    Abs

    ResponderExcluir
  6. A todos que mandaram seus comentários um beijo muito especial.Estarei atendendo a todos os pedidos .Abraços virtuais.

    ResponderExcluir
  7. Maria e Fê ,a mesa positivo é composta por softwares e harwares.Seus jogos são interativos e as crianças utilizam-se de cubos com letras do alfabeto e numerais.Estes cubos possuem sensores supersensíveis que ao serem encaixados a mesa mandam informações para a tela.Caso a criança escreva uma palavra ou número incorreto a mesa acusa com um sinal.Tentei postar algumas fotos mais ainda não consegui.Descreverei também com mais precisão alguns jogos da mesa.Tenho certeza que gostarão dos mesmos.Beijos ...

    ResponderExcluir
  8. Oiii,
    o seu blog esta lindo,
    e o artigo muito bom!
    é maravilhoso saber que a escola esta ganhando novos recursos para incrementar as aulas,
    melhor ainda é saber que esta surtindo os efeitos esperados, ter as crianças interessadas, entusiasmadas com o aprendizado, é maravilhoso.
    Parabens pela reportagem!

    ResponderExcluir